domingo, 13 de janeiro de 2013

COISAS QUE NÃO ENTENDO - A mala Chanel



Uma menina chamada Filipa qualquer coisa e conhecida por Pepa, que é ‘blogger' de moda, disse numa campanha publicitária para a Samsung que um dos seus desejos para 2013 era adquirir uma mala Chanel. Como a dita cuja mala custa pelo menos uns 3.000 euros “caiu o Carmo e a Trindade”, o video da campanha tornou-se viral na Internet, os comentários a arrasar a Pepa surgiram como cogumelos em dia de chuva, a Samsung retirou a campanha, tudo o que é jornal e TV noticiou e /ou comentou o caso.

E este não-assunto tornou-se um assunto nacional e quer a Samsung, quer a Pepa, quer a Chanel ganharam publicidade grátis que mesmo que não seja muito positiva é publicidade de qualquer modo.

Eu não entendo, 1. qual foi a ideia da Samsung, que não tem nada a ver com moda, de fazer uma campanha publicitária com os desejos para 2013 de pessoas relacionadas com a moda, Pepa incluída. 2. A ingenuidade (?) da Pepa de ir dizer, numa época de crise, num meio de divulgação super público, que tinha o desejo de comprar uma mala carézima. 3. o arraso feito à Pepa por ter manifestado esse desejo (ela deseja comprar a mala com o seu dinheiro e não roubá-la nem roubar dinheiro para a comprar, ela não é rica, ao que foi noticiado ganha 700 euros por mês, qual é o problema dela querer gastar 5 ou 6 meses do que ganha para comprar uma mala? Eu acho uma frivolidade, seria muito mais interessante gastar 3.000 euros a viajar do que a comprar uma porcaria duma mala que custa muito mais do que realmente vale por causa da marca que ostenta, mas..., se o dinheiro é da Pepa, ganho pela Pepa com o seu trabalho, não tenho nada a ver com isso, ninguém tem nada a ver com isso. E se ela tivesse dito que desejava fazer uma viagem não de 3.000 mas de 10.000 euros? Aposto que ninguém lhe tinha “caído em cima”..., (o problema aqui, ao que parece, é a mala?!?!?). 4. A super importância dada pelos média ao assunto, com notícias, comentários e entrevistas à Pepa.

E também não entendo como é que começou este arraso à Pepa por causa do desejo de comprar uma porcaria duma mala?!?!? Foi apenas um invejoso, que também queria comprar uma mala Chanel ou outra porcaria de marca carézima, que depois arrastou uma multidão de invejosos? Foi alguém que queria mesmo arrasar a Pepa e aproveitou a oportunidade? Foi a própria Pepa para ter uns minutos de fama?  Foi a concorrência da Samsung?  Foi a própria Samsung para dar à marca a visibilidade que não estava a ser conseguida pela campanha? Foi o governo, ou algum seu apaniguado, para arranjar um tema que desvie as atenções?

A única coisa que entendo, de todo este "bruá-á-á" em torno dum desejo de comprar uma mala, é que a ‘silly-season’ já não é apenas no Verão, alastrou ao ano inteiro. 'Shame on you media!!!'

Sem comentários:

Enviar um comentário