O provérbio que diz “anda meio mundo a enganar outro meio”
tem de ser actualizado na percentagem. Hoje em dia, pelos meus cálculos, deve
ser “anda 99% do mundo a enganar os restantes 1%”, ou perto disso. As duas
cadeias de supermercados que mais lojas têm em Lisboa agora têm uma nova “moda”,
a que eles certamente chamam ‘marketing’ mas que quanto a mim é simplesmente
uma forma de tentar vigarizar os clientes. Colocam em destaque, em algum local visível
das lojas, todos os produtos que têm em promoção, com grande letreiro a
assinalar que são produtos em promoção. Esses produtos continuam a estar nos
seus locais normais com as promoções assinaladas, portanto este local
funciona como uma espécie de montra das promoções tendo alguns exemplares de
todos os produtos em promoção, independentemente de serem de higiene,
alimentares, de limpeza, etc. Até aqui, tudo bem. O tudo mal é que, como quem não
quer a coisa, vão pondo lá pelo meio outros produtos que não estão em promoção
e, como quem não quer a coisa, sempre ao lado de produtos similares que
estão em promoção, sendo que, obviamente, os que não estão em promoção não têm
lá o preço afixado. Por exemplo, um champô X de uma determinada marca que não
está em promoção e custa 4 euros é colocado ao lado de um champô Y da mesma
marca que está em promoção a 1,90 euros e o único preço que lá está é este do
produto que está em promoção. Qualquer cliente incauto pega no champô a preço
normal pensando que está a levar um champô a preço de promoção e compra-o pois no meio das outras compras nem repara que pagou o preço normal ou só repara em casa, tarde demais. Com um bocado
de sorte, se prestar atenção ao que é registado na caixa repara nesse momento
que o preço não é de promoção e não leva o produto e/ou provavelmente refila
com o facto do mesmo estar colocado na zona das promoções. Não faço ideia que justificação eles dão
porque ainda não estive para me chatear a levar um desses produtos até à caixa
e reclamar por o dito cujo estar nas promoções sem estar em promoção (mas um
dia destes vou fazê-lo). O que tenho feito, se me interessa aproveitar a promoção,
é levar o produto comigo e depois passar na zona normal desse produto e
confirmar se está em promoção, se não está, largo lá o que apanhei na zona de
promoção, é menos um exemplar que fica na montra de promoções a enganar os
clientes.
Sem comentários:
Enviar um comentário