Este ano falhei as "minhas" duas procissões lisboetas, a da Senhora da Saúde que além de levar cinco imagens em 5 andores ainda leva um santo cavaleiro, e a de Santa Rita de Cássia que não leva nenhuma imagem nem nenhum andor, apenas as relíquias da santa num relicário carregado por um padre.
Mas ontem topei com uma procissão ao fundo da rua. Imaginei logo que seria a de Nossa Senhora da Penha de França porque a igreja respectiva fica nas proximidades.
Acelerei o passo para ultrapassar a procissão e depois parar a vê-la passar.
Leva 3 andores, São João Batista, Santo António e, claro, a Nossa Senhora da Penha de França que tem um Menino Jesus ao colo ambos com cabelos de cabelo.
Montes de povo a acompanhar mas não gostei desta procissão. Além de levar 3 imagens, o que é vulgar em procissões, tem umas modernices parvas que estragam a graça toda à procissão, o Santo António é transportado num carro de bombeiros enquanto o São João Batista e a Senhora da Penha de França são transportados ao ombro. E pior, levam lá pelo meio uma carrinha com altifalantes a debitar Avé-Marias umas atrás das outras só parando quando a Banda de Música cumpre a sua função e toca. Não percebi de onde era a Banda, não tinha estandarte e não consegui ler os emblemas que tinham nas camisas.
Só achei graça a ter topado com a procissão por mero acaso, mas não é procissão a incluir na minha lista.
Sem comentários:
Enviar um comentário