terça-feira, 27 de março de 2012

DE PASSAGEM - História de Portugal

7H00 da manhã, logo atrás de mim na fila para o centro de saúde, uma senhora portuguesa natural duma aldeia da Covilhã, com setenta e picos anos e a 4ª classe, (segundo informado pela própria na conversa), para uma rapariga brasileira:

"Conhece o Terreiro do Paço? A estátua que lá está é do Rei D. José. E no Marquês de Pombal está a estátua do Marquês do Pombal que era Primeiro Ministro dele. Eram os dois muito maus e invejosos. E havia uma família, que eram os Távoras, que eram muito queridos do povo. E o Rei e o Marquês do Pombal, cheios de inveja, mandaram-nos matar a todos. Mas eles também tinham coisas boas, nessa altura, no ano de 1755, houve um grande terramoto em Lisboa e ficou tudo arrasado, principalmente a zona que hoje é conhecida por Baixa Pombalina, ali os Restauradores e a Av. da Liberdade, está a ver? Então o Rei disse para o Marquês "Trate-se dos vivos e enterrem-se os mortos". Mas depois a D.Maria, que era infanta, filha do D. José, ficou Rainha e como ela era muito boazinha o Marquês foi exilado para o Pombal."

Adooooorei toda a história não esquecendo o pormenor da Praça ser Marquês de Pombal, mas o próprio do Sebastião José ser Marquês do Pombal e ser exilado para o Pombal.

Sem comentários:

Enviar um comentário