De há uns anos a esta parte começou a usar-se a palavra EVENTO em vez de "acontecimento", "prova", "festa", "espectáculo", etc. Tudo bem, "evento", entre outras coisas, significa "acontecimento", é uma palavra mais curta do que "acontecimento" e mais abrangente do que "festa" ou "prova" ou "espectáculo".
O problema é que uma grande maioria de pessoas não diz EVENTO mas sim INVENTO e assim temos os "Inventos" desportivos, os "Inventos" de música, os "Inventos" de dança, os "Inventos" de artesanato, enfim, "Inventos" de tudo e mais alguma coisa, quando, na realidade, o único invento nos casos é o invento de usar a palavra invento em vez de evento.
Este linguajar do povo até se entende. Tenho mais dificuldade, mesmo irritação, é em ouvir doutos, jornalistas, comentadores e demais a prnunciarem claramente "númaros" ou pior ainda "prêncípio"! absurdo!
ResponderEliminarO "homem sexual" só tenho mesmo ouvido da boca de anónimos, aparentemente pouco doutos, entrevistados nas TV's ou em conversas que ouço por aí, na rua. Mas o "invento" já ouvi também da boca de muitos supostos doutos e não tão anónimos.
ResponderEliminar