sexta-feira, 9 de maio de 2014

BANALIDADES - Léxico popular 2

De há uns anos a esta parte começou a usar-se a palavra EVENTO em vez de "acontecimento", "prova", "festa", "espectáculo", etc. Tudo bem, "evento", entre outras coisas, significa "acontecimento", é uma palavra mais curta do que "acontecimento" e mais abrangente do que "festa" ou "prova" ou "espectáculo".

O problema é que uma grande maioria de pessoas não diz EVENTO mas sim INVENTO e assim temos os "Inventos" desportivos, os "Inventos" de música, os "Inventos" de dança, os "Inventos" de artesanato, enfim, "Inventos" de tudo e mais alguma coisa, quando, na realidade, o único invento nos casos é o invento de usar a palavra invento em vez de evento.

2 comentários:

  1. Este linguajar do povo até se entende. Tenho mais dificuldade, mesmo irritação, é em ouvir doutos, jornalistas, comentadores e demais a prnunciarem claramente "númaros" ou pior ainda "prêncípio"! absurdo!

    ResponderEliminar
  2. O "homem sexual" só tenho mesmo ouvido da boca de anónimos, aparentemente pouco doutos, entrevistados nas TV's ou em conversas que ouço por aí, na rua. Mas o "invento" já ouvi também da boca de muitos supostos doutos e não tão anónimos.

    ResponderEliminar